sábado, 25 de janeiro de 2014

Por que Jesus falou por parábolas?

OBS.: Esta aula é direcionada à crianças maiores, preferencialmente acima de 7 anos e é apenas uma introdução para outras aulas acerca de parábolas.  

Tema: Por que Jesus falou por parábolas? 
Objetivo: Levar às crianças a compreensão do porquê Jesus por meio de parábolas e o que elas significam.
Quebra-gelo: Inicie a aula como de costume. Depois, pergunte às crianças se elas gostam de ouvir histórias, espere as respostas, as quais creio que será “Sim!”. Continue, perguntando se elas gostam de contar histórias para outras pessoas, como colegas de escola ou seus pais. Espere as respostas. Depois, pergunte a elas se sabiam que Jesus era um ótimo contador de histórias.
Sim, Jesus gostava muito de ensinar às pessoas acerca do Reino de Deus e de sua Palavra por meio de histórias e seus discípulos aprendiam muito, quando Jesus ensinava boas lições por meio das histórias. Como sabemos, Jesus era judeu. E era muito comum, os judeus ensinarem verdades muito importantes às pessoas, contando parábolas.
Peça para que as crianças abram suas Bíblias em Mateus 13.34.

Versículo-chave: “Jesus falou todas estas coisas à multidão por parábolas. Nada lhes dizia sem usar alguma parábola (...).” Mateus 13:34

História e Aplicação: Todos vão deparar-se com o título: “Por que Jesus falou por parábolas?” Então, pergunte às crianças, o que quer dizer a palavra “Parábola”. Espere as respostas. É importante também, que você utilize a resposta da criança, pois assim, ela se sentirá importante e mais interessada em contribuir com suas respostas e opiniões. Se a resposta não for exatamente o que você esperava, não foque no erro e sim, no esforço da criança em manifestar-se. Explique que parábola, quer dizer ilustração, uma comparação ou simplesmente uma história.
Jesus ensinava coisas muito importantes para as pessoas por meio de histórias, porque histórias assim são facilmente lembradas, pois, é comum nos lembrarmos dos personagens, dos lugares e do que aprendemos de novo com uma história. Quando ouvimos uma história, viajamos nela, entramos dentro dela, fazemos parte dela. Pergunte às crianças se elas se lembram de alguma história com a qual elas aprenderam uma lição para a vida. Espere as respostas, interaja quando estiverem falando, apoie para que todos falem, porém, não obrigue ou insista quando alguém não quiser falar ou não se lembrar.
Continue dizendo que Jesus usava muitas coisas comuns em suas histórias, coisas que as pessoas conheciam muito bem como: sal, pão, ovelhas... Pergunte se alguém se lembra de mais alguma coisa que Jesus usava em suas histórias.
Mas, mesmo assim, muitas pessoas não compreendiam o que Jesus queria lhes ensinar contando as histórias. Isso acontecia porque muitas destas pessoas, nem sequer acreditavam que Jesus era o filho de Deus, muito menos que Jesus estava falando do Reino de Deus. Então, Jesus tinha que explicar o que significava cada história. E ainda assim, havia muitas pessoas que não acreditavam.
Sugestão de atividade de fixação

Como esta aula é direcionada para crianças acima de 7 anos, sugiro que você peça às crianças para que escrevam histórias que já tenham ouvido e o que aprenderam com estas histórias. Cada criança pode escrever mais de uma história.
Caso deseje iniciar os ensinos acerca das parábolas, há um plano de aula acerca da Parábola da Moeda Perdida.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: