quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A Sentido da Páscoa

Esta peça teatral é uma adaptação, houve várias mudanças e há muitas diferenças desta peça com relação a original, cuja fonte esta no final desta postagem. Optei por mudar quase todas as músicas e modificar quase todas as falas, assim como, o lugar onde tudo acontece. A história aqui ocorre numa praça, na qual há muitas crianças brincando. Também, é uma opção para apresentar juntamente com uma cantata ou como se fosse uma cantata.

 BOM TRABALHO!

PERSONAGENS: Liliano, Mariana e Crianças (para cantar).


(Mariana sentada no chão brinca com sua boneca, quando Liliano chega).

LILIANO: E aí Mariana, animada para a Páscoa? Eu to super ansioso, não vejo a hora de comer meus ovos... Hummm

MARIANA: Peraí Liliano, você está esquecendo o que a Páscoa significa. Fica só pensando em chocolate neh?! Por acaso você sabe o que é a Páscoa?

LILIANO: Uéh, todo mundo sabe. A gente faz a cestinha, põe embaixo da cama e a noite o coelhinho vem e bota aquele monte de ovos e bombons, você não sabia?

MARIANA: Quem foi que falou que o coelhinho vai botar ovo, Liliano? Minha avó tem um casal de coelhos lá no sítio e nunca vi nenhum deles botando ovo...

LILIANO: Deve ser porque esses coelhos da sua avó não são como aqueles que passam na televisão. Aqueles sim! Botam ovo de montão, Huum que delícia! A gente até fez uma máscara de coelhinho na escola, quer ver?

(Liliano sai correndo e volta em seguida com a máscara no rosto. Mariana continua brincando com sua boneca).

LILIANO: Olha Mariana, pra você não dizer que estou mentindo, não fiquei lindo de coelhinho? Eu até aprendi a cantar uma música dele, quer ouvir?

MARIANA: Canta aí!

LILIANO: “Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
          Um ovo, dois ovos, três ovos assim
          Que lindos ovinhos, que cor eles são?
          Azul, amarelo, vermelho também
          Azul, amarelo, vermelho também!”                 
MARIANA: Conheço bem essa música, a gente canta todo o ano lá na escola. Mas, pra mim a Páscoa é muito mais importante do que chocolate e coelho. Quero cantar uma música muito legal sobre a Páscoa, quer ouvir?

LILIANO: Acho que não tem nenhuma música de Páscoa que eu não conheço! Mas, canta aí!

(Mariana e as crianças que estão brincando na praça levantam-se e ficam prontas para cantar). (Enquanto eles cantam, Liliano observa).


VOZCLIQUE AQUI
PLAYBACKCLIQUE AQUI

(Quando a música termina todos voltam aos seus lugares e continuam o que estavam fazendo).

LILIANO: É mesmo Mariana, eu já tinha ouvido esta história, de que Jesus é a Páscoa, que Ele morreu na cruz neh?

MARIANA: Sim Liliano. Muitas pessoas no mundo inteiro acham que Páscoa é só para comer chocolates. Mas, a Páscoa de verdade é comemorada porque Jesus morreu para nos salvar. Ele foi pregado numa cruz, morreu e depois de três dias, Ele ressuscitou!

LILIANO: Puxa! Mas, na música diz que Ele morreu para nos salvar. Mas, salvar do quê?

MARIANA: Para salvar todos nós do pecado e da morte! Você sabe o que é pecado Liliano?

LILIANO: Mais ou menos. Pecado é quando a gente faz alguma coisa errada?

MARIANA: Sim Liliano. Mas, deixa eu te explicar melhor. Deus criou o mundo e todas as coisas que há nele, as árvores, aves, rios, mares, ilhas, lua, estrelas... toda a natureza, tudo perfeito. Criou também o homem e a mulher, e lhes deu o nome de Adão e Eva. Eles moravam num jardim enorme. Deus disse que eles poderiam comer qualquer fruto que tivesse lá no jardim, menos o fruto de uma árvore enorme que estava bem no meio do jardim.

LILIANO: E eles comeram?

MARIANA: Sim, eles desobedeceram a Deus e comeram do fruto daquela árvore. Foi aí que aconteceu o primeiro pecado. E por causa disso, Deus os expulsou do jardim e disse que ninguém nunca mais vai entrar lá. Há muitas pessoas que também desobedecem, roubam, matam, brigam e até mesmo pensam coisas muito ruins. Todos nós erramos, às vezes prejudicamos outras pessoas, desejamos mal aos outros.

LILIANO: É verdade. Uma vez eu desejei que minha professora de matemática ficasse doente e não pudesse ir dar aula. Puxa, isso também é pecado?

MARIANA: Sim Liliano. Por isso, Jesus teve que morrer para que, quem acredita Nele, pudesse ser salvo do pecado e viver para sempre com Ele, lá no céu.

LILIANO: Mas, você disse também que Jesus ressu... ressu... como é que fala mesmo hein?!

MARIANA: Ressuscitou Liliano, que quer dizer que Ele morreu, mas, voltou a viver. Jesus está vivo! Ele é a nossa Páscoa.

(Mariana e as crianças que estão brincando na praça levantam-se e ficam prontas para cantar).
 

VOZCLIQUE AQUI
PLAYBACKCLIQUE AQUI

(Quando a música termina todos continuam onde estão, para a próxima música. Liliano e Mariana interagem).
  
LILIANO: Mariana, então você sempre soube que a Páscoa era a morte e a ressurreição de Jesus por nós?

MARIANA: Desde quando eu era bem pequena, meus pais me ensinaram sobre isto. Então, mesmo que eu coma ovos de chocolate e bombons na Páscoa, eu sei que a Páscoa de verdade é Jesus. 

LILIANO: Sim, esta história é muito interessante e estou muito feliz por conhecer a Jesus e quero aprender mais sobre Ele. Agora, para mim a verdadeira Páscoa é Jesus.

(Liliano, Mariana e as crianças cantam).


VOZCLIQUE AQUI
PLAYBACKCLIQUE AQUI

(Todos continuam na posição para cantar)

LILIANO: Hei Mariana, tem uma música muuuito legal, que aprendi na escola, mas não entendia o significado dela. Agora compreendo o verdadeiro sentido da Páscoa! E para mim esta música faz todo o sentido.

MARIANA: Que música é esta?
(Todos cantam)


VOZCLIQUE AQUI
PLAYBACKCLIQUE AQUI

(Todos continuam na posição para cantar. Mariana e Liliano interagem)

MARIANA: Liliano, saiba que alegria, amor e vida eterna quem dá é só Jesus. As outras coisas são passageiras. Quando você ganha um ovo de chocolate, você fica feliz, não é?

LILIANO: É claro, eu adoro ovos de chocolates!

MARIANA: Sim, eu também gosto muito de chocolate, mas ele dura pra sempre?

LILIANO: Que bom se durasse. Quando eu ganho acaba no mesmo dia...

MARIANA: Pois é, o amor de Deus por nós é infinito, nunca acaba. Só Jesus pode nos salvar e nos dar a vida eterna!

(Todos cantam)


VOZCLIQUE AQUI
PLAYBACKCLIQUE AQUI

LILIANO: Mas, Mariana, eu nunca mais poderei comer ovos de chocolate?

MARIANA: Claro que pode comer Liliano! Só não se esqueça que o verdadeiro Sentido da Páscoa é... (Todos dizem) Jesus!
 
VOZCLIQUE AQUI
PLAYBACKCLIQUE AQUI

F I M

Fonte:  Teatro Cristão
Adaptação por: Telciane Machado

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: