quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O saco de carvão

Tema: Amor ao próximo 
Versículo-chave: Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Lucas 6.35a (NVI) 
História: O pequeno Zeca entra em casa, batendo os pés no assoalho com força. Seu pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo, chama o menino para uma conversa. Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:
Seu pai, um homem simples, mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar:
O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou calado. Zeca vê o saco ser aberto e, antes mesmo que pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:


O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe, e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa.
                       
O pai, que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:
O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e com carinho lhe diz:
O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um espelho, onde pode ver todo o seu corpo.  Que susto! Só se conseguia enxergar os dentes e os olhinhos do garoto.
O pai, então, lhe diz ternamente:
Aplicação: Como cristãos, devemos seguir e praticar os ensinamentos de Jesus. Devemos amar uns aos outros, tanto as pessoas boas que nos ajudam, nos tratam bem e são legais conosco, como também, aquelas pessoas que nos fazem mal, falam mal da gente, que não vão muito com a nossa cara e vice-versa. Isso é difícil, mas necessário. Quanto mais guardamos mágoa e raiva de outra pessoa, mais isso nos faz mal, pois, pensamos muito naquilo, ficamos nervosos, chateados e tristes. Portanto, tenha cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com as palavras: elas se transformam em ações. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus hábitos: eles moldam o seu caráter. Cuidado com seu caráter: ele decidirá o seu destino.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

Comente com o Facebook: