terça-feira, 24 de julho de 2012

Abraão e Isaque

Tema: Abraão e Isaque
Versículo chave: “Amarás o Senhor, teu Deus de todo o teu coração“ Mateus 22:37
Quebra-Gelo ou Introdução: Qual é a pessoa ou coisa (televisão, futebol, brincar etc) que você ama mais? Por quê? (Depois que as crianças responderem, explique a elas que o amor que sentimos pela mãe, pai, irmão, amigo, ou coisas como televisão, jogos, Internet, ou qualquer outra coisa, não pode estar acima o amor que devemos sentir por Deus. Por exemplo, não podemos faltar na escola dominical ou culto infantil por causa de um programa de televisão, vídeo-game, Internet ou qualquer outra atividade que nos pareça mais importante; ou seja; não podemos deixar Deus de lado para fazer outras coisas.
Objetivo: Ensinar às crianças que Deus tem que estar em primeiro lugar nas nossas vidas.
História: Gênesis 22:1-19
Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu: — Estou aqui. Então Deus disse: — Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício. No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada, arreou o seu jumento, cortou lenha para o sacrifício e saiu para o lugar que Deus havia indicado. Isaque e dois empregados foram junto com ele. No terceiro dia, Abraão viu o lugar, de longe. Então disse aos empregados: — Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos. Abraão pegou a lenha para o sacrifício e pôs nos ombros de Isaque. Pegou uma faca e fogo, e os dois foram andando juntos. Daí a pouco o menino disse: — Pai! Abraão respondeu: — Que foi, meu filho? Isaque perguntou: — Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício? 
Abraão respondeu: — Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. E continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Em seguida pegou a faca para matá-lo. Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do SENHOR o chamou, dizendo: — Abraão! Abraão! — Estou aqui — respondeu ele. O Anjo disse: — Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.
Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho. Abraão pôs naquele lugar o nome de “O SENHOR Deus dará o que for preciso.” É por isso que até hoje o povo diz: “Na sua montanha o SENHOR Deus dá o que é preciso.” Mais uma vez o Anjo do SENHOR, lá do céu, chamou Abraão e disse: — Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, eu juro pelo meu próprio nome — diz Deus, o SENHOR — que abençoarei você ricamente. Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar; e eles vencerão os inimigos. Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois você fez o que eu mandei. Abraão voltou para o lugar onde estavam os seus empregados, e foram todos juntos para Berseba, onde Abraão ficou morando.
Aplicação: Deus pediu Isaque a Abraão, isso significa que Deus pediu que Abraão sacrificasse seu filho como se fosse uma ovelha. Isaque certamente era a pessoa que Abraão mais amava, afinal de contas foi o próprio Deus que prometeu e deu Isaque para Abraão e Sara, mesmo ela sendo estéril e tendo 90 anos de idade. Abraão tinha 100 anos quando Isaque nasceu (Gênesis 21.5). (Pergunte as crianças: “Vocês já viram ou ouviram falar de alguma mulher bem velhinha de 90 anos que teve um filho? Ou um homem bem velhinho com 100 anos ter filhos?”). Pois Abraão e Sara tiveram um filho com essas idades, portanto Isaque era extremamente importante para eles, porém, não mais importante do que Deus. Abraão ensinou a Isaque a importância de obedecer a Deus, então quando seu pai começou a amarrá-lo e o colocou em cima da pedra ele entendeu que iria morrer, mas ainda com medo confiou em Deus e Deus o salvou. E por causa da obediência de Abraão, foi que Deus providenciou um novilho, ou ovelha, para que fosse feito o sacrifício. Você pode gostar de muitas pessoas, ou ter coisas muito importantes na sua vida, mas nunca se esqueça que Deus tem que estar acima de todas elas, Deus tem que ser o mais importante pra você! Então não deixe de ir a igreja, orar ou ler a Bíblia porque tem outras coisas para fazer, mas tenha Deus em primeiro lugar em sua vida. Deus primeiro!
Sugestões de atividades de fixação:
Recortar os corações acima com o versículo-chave em pequenas partes, em forma de quebra-cabeças ou em quadrados que possam ser usados como quebra-cabeças. Dependendo do número de crianças presentes, forme grupos de quatro e distribua um quebra-cabeças para cada grupo. Se necessário aumente o tamanho da imagem antes de imprimir. 




Vídeo que pode ser usado para complementação
A obediência de Isaque


Obs.: Adaptação feita por mim (‘Tell). Conteúdo principal retirado do Blog  Tia Rosilene Ministério Infantil.
Está história também está disponível para baixar gratuitamente em PDF (Slide) no site: Bíblia para Crianças
Neste link a história tem uma continuidade mostrando o que aconteceu até Isaque se casar com Rebeca.
Há também a história da vida de Abraão, Sara e Isaque no YouTube:
Abraão e Isaque - Parte I
Abraão e Isaque - Parte II
Abraão e Isaque - Parte III

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: