segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Zaqueu, o publicano

Que alegria poder escrever sobre esta história!
A história de Zaqueu esta registrada apenas em Lucas 19.1-10. Esta história nos mostra, o quanto somos amados por Deus, e que Ele nos vê mesmo nos lugares mais ocultos.
Zaqueu era um homenzinho baixinho, ele era publicano, ou seja, cobrador de impostos. Ele tinha que sair cobrando os impostos do povo israelita para o governo romano. Naquela época, os cobradores de impostos tinham fama de cobrar imposto a mais do povo, e assim, ficar com esse dinheiro a mais que recolhiam.
Zaqueu também era muito rico e tinha tudo o que queria, porém não tinha algo muito valioso,  ele não tinha alegria. Às vezes nos sentimos assim como Zaqueu, temos tudo (casa, comida, cama quentinha, dinheiro), porém não somos felizes. E então, o que Zaqueu poderia fazer para ser feliz? E nós como podemos fazer? É simples, deixar Jesus entrar no nosso coração e nos encher de alegria e paz.
Um dia, Zaqueu ouviu alguma coisa sobre Jesus. Ele ouviu dizer que Jesus ajudava as pessoas, curava os doentes e até perdoava os pecadores. E então, Zaqueu ficou com muita vontade de conhecer Jesus. Quem sabe isso faria a diferença em sua vida? E não demorou muito tempo, até que Zaqueu ouviu uma das notícias mais alegres: Jesus está vindo a Jericó! Jericó era a cidade onde Zaqueu morava. E ele pensou: - É a minha chance!
Jesus estava se aproximando e junto com ele, uma grande multidão. Como Zaqueu era pequeno, não podia vê-lo nem aproximar-se de Jesus, então ele teve uma brilhante idéia: resolveu subir em uma árvore que estava no caminho pelo qual Jesus iria passar, assim poderia vê-lo. Pronto. Lá de cima, ele teria uma vista ótima, estaria escondido por entre as folhagens e ninguém notaria que ele estava ali.
Mas Zaqueu se enganou, pois Jesus podia ver onde ele estava. Afinal, Ele sabe tudo. Quando a multidão se aproximou, Zaqueu prendeu a respiração e ficou o mais quietinho que podia, com os olhos bem abertos, para ver e ouvir Jesus. (fale esta parte com suspense e voz baixa) Estavam exatamente passando embaixo daquela arvore, onde estava Zaqueu.
Jesus parou, olhou para cima e o chamou: “Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.” Zaqueu nem podia acreditar no que ouvira. Jesus estava dizendo que ia se hospedar na casa de Zaqueu naquela noite. Que maravilha!
Zaqueu desceu tão depressa que quase caiu, e agora caminhava ao lado de Jesus rumo a sua casa. Não sabemos exatamente o que Zaqueu conversou com Jesus, porém a Bíblia diz que em um determinado momento, Zaqueu levanta-se e diz ao Senhor: “Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quatro vezes mais.” Depois disso Jesus lhe disse: “Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”
Agora o coração de Zaqueu estava feliz, não lhe faltava mais nada. Jesus era tudo o que Zaqueu precisava.
Com esta história entendemos que Jesus também é tudo o que precisamos em nossa vida. Se deixarmos que Ele entre em nosso coração, assim como fez Zaqueu, seremos pessoas mais felizes.
Atividades para colorir e brincar

Comente com o Facebook:

2 comentários:

Comente com o Facebook: